sexta-feira, 10 de abril de 2009

CLEMENTE DE ALEXANDRIA

Clemente de Alexandria, nasceu em 180 d.C., seu nome completo era Tito Flávio Clemente, veio a e converter ao cristianismo e se tornar um dos seus grandes expoentes.



PERSEGUIÇÃO



Durante a perseguição do imperador Sétimo Severo, Clemente de Alexandria que tinha uma escola, foi obrigado a fecha-la e fugir para a Capadócia, Clemente morreu no ano de 216 sempre se dedicando ao ensino do cristianismo puro.



GRAVURA DE CLEMENTE, NOS MOLDES CATÓLICO, COM ROUPA SACERDOTAL, NÃO REPRESENTA A VERDADE HISTÓRICA


SANTIDADE



Clemente destaca em seus ensinos o que a Palavra de Deus enfatiza: a necessidade de vivermos uma vida santa e dedicada para Deus. Combateu o amor as coisas materiais, a luxúria, as vestes indecentes para os cristãos, as modas como os sapatos bordados a ouro, os prazeres gastronômicos, ensinando os cristãos a viverem como moderação.
Clemente de Alexandria era um dos mais instruídos cristãos do segundo século, Ensinando que mesmo no casamento o sexo deveria ser com moderação:

"Assim, não está certo tornar-se escravo dos prazeres do amor e dedicar-se lascivamente à satisfação dos próprios desejos; da mesma forma que é errado entregar-se à satisfação das paixões irracionais. Como o agricultor, ao homem casado é permitido semear sua semente quando a estação permite”.

. "Comete-se adultério com a própria esposa quando se mantém relações sexuais com ela como se fosse uma prostituta" .


CLEMENTE DE ALEXANDRIA, COMO OUTROS LÍDERES CRISTÃOS DOS PRIMEIROS SÉCULOS CHAMAVAM A IGREJA DE CRISTO DE IGREJA CATÓLICA, POIS A PALAVRA "CATÓLICA" SIGNIFICA EM GREGO: "universal" NÃO SIGNIFICA UMA ORGANIZAÇÃO HUMANA CORROÍDA E CORROMPIDA PELO TEMPO E PELOS HOMENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário